11/01/2023
Autor: Americo Melo
Já faz algum tempo que a inteligência emocional passou a ser levada em consideração no desenvolvimento de uma pessoa. Além de todas as outras habilidades adquiridas na infância, o desenvolvimento socioemocional tem sido uma prioridade para os educadores.
Isso porque ela está relacionada a todo o processo de educação integral de uma criança. Saber lidar com as emoções faz toda a diferença na hora do aprendizado. Por isso, o ideal é que as competências socioemocionais sejam desenvolvidas ainda na infância.
Se você é daqueles pais que possuem filhos ativos e desejam aproveitar ao máximo isso, é importante ficar por dentro das chamadas competências socioemocionais. Mas pode deixar que vamos te ajudar nisso. Nos acompanhe neste post!
Qual a importância do desenvolvimento socioemocional na infância?
Toda pessoa precisa saber lidar com as emoções para seguir em frente diante dos obstáculos do dia a dia. Na infância, as novidades e os desafios são muitos, o que torna essa fase a ideal para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
As competências socioemocionais compreendem uma série de habilidades que devem ser estimuladas tanto pela família quanto pela escola. Afinal, oferecer apenas o conteúdo didático não é mais suficiente.
As crianças aprendem interagindo com outras pessoas e com o ambiente que as cercam. Saber lidar de maneira saudável com tudo isso é muito importante para que o desenvolvimento ocorra de maneira tranquila e integral.
Dentre as principais vantagens do desenvolvimento socioemocional na infância, estão:
Aprender a expressar sentimentos de maneira saudável
A infância é marcada por uma série de sentimentos com as quais as crianças não sabem lidar muito bem. As habilidades socioemocionais vão fazer com que elas interpretem melhor o que sentem e, consequentemente, saibam lidar melhor com as emoções.
Ter foco para alcançar os objetivos
Ao saber controlar seus sentimentos, as crianças se tornam mais capazes de manter o foco necessário para alcançarem o que almejam. Isso evita dispersão que poderia ser prejudicial e contribui para uma característica fundamental para qualquer pessoa: saber planejar.
Manter um equilíbrio nas relações interpessoais
O desenvolvimento das habilidades socioemocionais contribui para que a criança construa relações mais saudáveis com as pessoas e os ambientes que a cercam. Ela aprende a trabalhar em equipe e a respeitar a diversidade.
Tudo isso faz com que a criança cresça e se desenvolva de maneira saudável e tenha mais chances de ter sucesso no futuro. Afinal, todas essas características são importantes e sempre requisitadas no ambiente de trabalho.
Como promover o desenvolvimento socioemocional na educação infantil?
A educação infantil é a fase em que as crianças estão em um rápido processo de formação. A cada dia elas se deparam com novidades e novos desafios do aprendizado. Os pais e educadores podem aproveitar esses momentos para estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Em casa, os pais têm papel importante para fomentar o desenvolvimento de características interpessoais positivas nos pequenos. É possível fazer isso a partir de pequenas atitudes, como:
Falar sobre sentimentos e emoções de maneira natural e não como algo tabu.
Proporcionar um ambiente acolhedor para que a criança possa se expressar sem constrangimentos.
Mostrar as práticas e condutas corretas sempre por meio do diálogo e não da coerção.
Agir sempre com coerência e integridade. Lembre-se de que você é um exemplo para seu filho.
Promover um ambiente lúdico, que favoreça o desenvolvimento da criatividade.
Matricular seu filho em uma atividade física que ele goste. A prática esportiva é boa não somente para o corpo, mas também para a socialização.
A escola também precisa estar ao lado dos pais nesse processo. Nosso próximo tópico é exatamente sobre isso!
Qual o papel da escola no desenvolvimento socioemocional?
Uma boa parte da vida das crianças é no ambiente escolar. Por isso, pais e escola precisam estar alinhados para que os pequenos cresçam de maneira saudável. No caso das habilidades socioemocionais, um importante primeiro passo é a escola investir na formação dos professores.
Os educadores precisam saber que não são apenas transmissores de conteúdo, mas também responsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças, o que inclui as habilidades socioemocionais.
O papel do professor é de um mediador que utiliza o seu conhecimento e sua experiência para intervir positivamente na construção da criança ainda em formação. Ou seja, a construção do conhecimento na infância deve ocorrer de maneira conjunta e não algo transmitido do educador para o aluno.
Aqui no CAM desenvolvemos as habilidades socioemocionais dos nossos alunos através das aulas com o material didático da LIV – LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DA VIDA.
Agende sua visita pelo link abaixo, te esperamos: