A importância das artes no desenvolvimento dos estudantes

16/03/2023

Autor: Americo Melo

Não é de hoje que pesquisas comprovam que crianças que são expostas a manifestações artísticas como dança, música e teatro demonstram melhor domínio da leitura, escrita e matemática.

Entenda nesse texto qual a relação do desempenho acadêmico dos estudantes com as artes e como desenvolvemos as atividades aqui no CAM

Quais os benefícios das artes para os estudantes?

Muitas vezes, parece ser até instintivo: os pais dão lápis de cor e papéis para crianças que ainda não estão nem perto da alfabetização para que elas se distraiam fazendo rabiscos coloridos.

No entanto, esses rabiscos já vão começar a dar elementos ao cérebro infantil para uma futura alfabetização e noção espacial. A expressão artística começa a favorecer o aprendizado desde esse momento.

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular contempla a arte por meio da dança, teatro, música e artes visuais. Essas manifestações vão articular saberes que  envolvem a prática de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir por meio de seis dimensões de conhecimento: criação, crítica, experiência sensível, expressão, fruição e reflexão.

Envolver os estudantes na prática dessas manifestações artísticas vai trazer inúmeros benefícios que contribuirão com a formação do indivíduo, além de contemplar, inclusive, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e proporcionar o alto desempenho.

Os estudantes que praticam atividades artísticas se tornam capazes de:

• Desenvolver habilidades motoras, de linguagem e sociais;
  • Desenvolver habilidades que ajudam na resolução de problemas;
  • Melhorar a tomada de decisões e não ter medo de correr riscos;
  • Ter mais criatividade;
  • Desenvolver o pensamento crítico, etc.

Academia na escola do CAM

A academia na escola oferece aos estudantes do CAM diversos cursos esportivos e culturais, com intuito de desenvolver e cultivar seus talentos enquanto promove reflexão, cultura e sensibilidade através de algumas modalidades :

• Teatro;
  • Street Dance;
  • Ballet/Jazz
  • Flauta

Com os cursos da ACADEMIA NA ESCOLA, os nossos estudantes desenvolvem e aperfeiçoam as habilidades sociais, trabalho em equipe, liderança e cooperação.

Bem-vindo ao nosso blog do CAM!

Vamos embarcar nesta jornada juntos e descobrir o que o CAM tem reservado para nós!